Projeto Cordel

Os cordéis vêm da tradição portuguesa de pendurar folhetos em barbante. No Brasil, e principalmente, no nordeste, chamamos de literatura de cordel um tipo de poesia popular impressa em papéis rústicos, na forma de folhetos com xilogravuras em suas capas.  Esses livretos costumam ser expostos em cordas ou cordéis, a fim de serem vendidos.

Como resgate a nossa cultura os educandos do 8º ano do ensino fundamental I analisaram gravuras e obras de artistas, a partir deste conhecimento os alunos construíram seus próprios cordéis contando a história de lampião, utilizaram xilogravuras para ilustrar momentos importantes e marcantes da trajetória deste que é considerado o símbolo do sertão. Este projeto proporcionou aos alunos o prazer da busca pelo conhecimento e autonomia na investigação da nossa história e tradição.

Com a interdisciplinaridade entre arte e história foi possível divulgar aos nossos alunos que o conhecimento não é algo isolado de uma única disciplina, pois este transita nas diversas áreas do conhecimento. Sendo possível ainda a quebra do preconceito com a cultura nordestina que é rica em diversidade e tradição.