Portal IMACO

Qualificação dos Professores

Avalie isso
(1 Vote)

MARIN ( 2002), destaca "A formação continuada de professores deveria transformar a escola em espaço de troca e de reconstrução de novos conhecimentos. É um processo continuum - existe um ponto que formaliza a dimensão inicial, mas não existe um ponto que possa finalizar a continuidade desse processo".

No entanto, a formação continuada não pode ser concebida apenas como um meio de acumulação de cursos, palestras, seminários, de conhecimentos ou técnicas, mas um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas e de construção permanente. Dessa forma,  a formação contínua deve alicerçar-se numa "reflexão na prática e sobre a prática. Trata-se do “Paradigma/abordagem  professor reflexivo que destaca a importância da Práxis :  ação - reflexão – ação.

A escola apresenta-se assim,  como um espaço produtor de culturas próprias e reconhecemos assim sua singularidade nas práticas educativas: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências necessários(as) ao exercício da cidadania.

Neste contexto, de mediador de saberes, o professor(a) deve estar sempre comprometido com sua formação buscando aperfeiçoar-se constantemente. E a instituição escolar, cabe oportunizar espaços onde se compartilham saberes.

Com base nesses pressupostos o Colégio Imaculado Coração de Maria  tem previsto em seu calendário  anual o mínimo de 40h destinadas para estudos/aperfeiçoamento coletivo  de seu quadro docente. A formação continuada se efetiva através de encontros de estudos, seminários, vídeo conferências, palestras, etc...

Em 2012 destacamos a formação continuada de nossos professores através da   participação dos professores em  seminários e palestras internas  e a particpação de um grupo no  Congresso Internacional de Educação, de 16 a 19/05, cujo tema principal foi “Família/Sociedade/Escola – Onde pretendemos chegar? Também destaque especial para participação dos professores nos cursos de formação oferecidos pela  Rede de Ensino Positivo, em Brasília.


Conecte para postar comentários

IMACO na rede

Conecte-se ao IMACO