No entanto, a formação continuada não pode ser concebida apenas como um meio de acumulação de cursos, palestras, seminários, de conhecimentos ou técnicas, mas um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas e de construção permanente. Dessa forma, a formação contínua deve alicerçar-se numa "reflexão na prática e sobre a prática. Trata-se do “Paradigma/abordagem professor reflexivo que destaca a importância da Práxis : ação - reflexão – ação.
A escola apresenta-se assim, como um espaço produtor de culturas próprias e reconhecemos assim sua singularidade nas práticas educativas: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências necessários(as) ao exercício da cidadania.
Neste contexto, de mediador de saberes, o professor(a) deve estar sempre comprometido com sua formação buscando aperfeiçoar-se constantemente. E a instituição escolar, cabe oportunizar espaços onde se compartilham saberes.
Com base nesses pressupostos o Colégio Imaculado Coração de Maria tem previsto em seu calendário anual o mínimo de 40h destinadas para estudos/aperfeiçoamento coletivo de seu quadro docente. A formação continuada se efetiva através de encontros de estudos, seminários, vídeo conferências, palestras, etc...
Em 2012 destacamos a formação continuada de nossos professores através da participação dos professores em seminários e palestras internas e a particpação de um grupo no Congresso Internacional de Educação, de 16 a 19/05, cujo tema principal foi “Família/Sociedade/Escola – Onde pretendemos chegar? Também destaque especial para participação dos professores nos cursos de formação oferecidos pela Rede de Ensino Positivo, em Brasília.