Projeto profissões

Objetivo geral

Conhecer o perfil das mais diversas profissões no mercado de trabalho atual, suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal.

Objetivos específicos

• Preparar os alunos do Ensino Médio para a escolha consciente da futura profissão;
  • Favorecer a reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou?” em seus aspectos físico, afetivo e social;
  • Manter os alunos atualizados sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão;
  • Esclarecer dúvidas dos alunos sobre as grades curriculares de cada curso, áreas de atuação e oportunidades de emprego;
  • Auxiliar a decisão dos alunos ao optarem por uma ou outra formação, ou mesmo garantir que sua escolha é a melhor opção.

Público alvo

3º ano do Ensino Médio

Questões de investigação

• Qual a minha escolha profissional?
  • Tenho o perfil adequado à minha escolha?
  • Quais as opções de cursos universitários que tenho? Qual a sua duração?
  • Que atribuições essa profissão exige? (atividades relativas à profissão).
  • Como está o mercado de trabalho nessa área?
  • Que tipo de atividades deverei desempenhar?
  • Quais os campos de atuação e as especializações para essa profissão?

Abordagem pedagógica

Partindo da necessidade de preparar de forma contextualizada e consciente o aluno do 3º ano do Ensino Médio para sua escolha profissional, resolvemos lançar o desafio da escolha profissional, com a finalidade de que os mesmos adquiram maior intimidade com o futuro ramo de trabalho, podendo assim avaliar possibilidades de mercado de trabalho e aptidões às respectivas atribuições.

Após o lançamento do questionamento "Qual a minha profissão preferida?", os alunos serão estimulados a pesquisar todas as características e atribuições de cada profissão: Descrição da profissão, formação necessária, o curso, duração do curso, as matérias, a carreira, principais atividades, o mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis para uma palestra.

Durante as etapas do projeto os alunos identificarão as principais características da profissão escolhida, descobrirão outras possibilidades dentro da área de atuação preferida e verificarão suas possibilidades com base em suas características e perfil.
As etapas serão acompanhadas pelo professor Antonio Pereira Santos Filho.