Dos  Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano)

Os anos inciais  do Ensino Fundamental visam desenvolver:

• alta competência em leitura  e escrita;
  • alta competência em  cálculo  matemático e na solução de problemas de diferentes natureza;
  • precisão para descrever fenômenos e situações que requerem análise e comparação, bem como para expressão do próprio pensamento;
  • competência para analisar, criticar e comparar   ambientes  sociais;
  • capacidade para a recepção crítica dos meios de comunicação de massa;
  • capacidade para planejar, trabalhar e  decidir em grupo;
  • capacidade para localizar, acionar e usar as informações disponíveis em diferentes tempos e  formas.

Metodologia

O Colégio Imaculado Coração de Maria baseia-se na proposta sóciointeracionista e nos pressupostos da interdisciplinaridada, da pesquisa e da reflexão ;  assim, propomos estratégias de ensino  devidamente identificadas com o processo de construção e ou reelaboração de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação integral do ser humano. Optamos, dessa forma,  por uma metodologia, não focada em memorização e cópias mas  que prioriza a pesquisa, a interação, a socialização e a formação da autonomia.

Avaliação (mesmos pressupostos da Educação Infantil)

A avaliação do 1º ao 5º Ano Ens. Fund.  não assume apenas caráter classificatório; a partir do acompanhamento sistemático e diário as professoras elaboram os descritores de avaliação de cada aluno, na sua individualidade/singularidade. Esses descritores são acompanhados com boletim do desempenho escolar através da mensuração de notas de zero(0) a dez (10).