OS OBJETIVOS
Da Educação Infantil
A Educação Infantil tem por objetivo produzir condições que garantam a criança o pleno exercício de seus direitos como sujeito ativo e em processo de desenvolvimento, por meio:
- da expressão e formação da sua identidade sócio-político-cultural:
- da elaboração, conscientização e apropriação da sua autonomia;
- da garantia da livre expressão e manifestação de sua criatividade e de seu imaginário;
- da ampliação de suas experiências e de seus conhecimentos sobre a realidade local e universal;
- da brincadeira, teatralidade, musicalidade, da poesia, da historicidade e das atividades plásticas.
Na Educação Infantil, busca-se a socialização e integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.
Metodologia
O Colégio Imaculado Coração de Maria baseia-se na proposta sóciointeracionista e nos pressupostos da interdisciplinaridada, da pesquisa e da reflexão ; assim, propomos estratégias de ensino devidamente identificadas com o processo de construção e ou reelaboração de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação integral do ser humano. Optamos, dessa forma, por uma metodologia que prioriza a pesquisa, a interação, a socialização.a formação da autonomia e a práxis permanente.
Na educação infantil a interação e o lúdico são aspectos norteadores do processo de aprendizagem
Avaliação
Acreditamos que a avaliação escolar é inerente ao processo de aprendizagem e, portanto, deve ser um processo capaz de promover a reflexão, a argumentação e a expressão dos entendimentos.
Assim, propomos uma avaliação que não se defina apenas a partir do caráter classificatório da mesma, mas sim, por uma avaliação diagnóstica e formativa, dessa forma, entendemos que a avaliação poderá se constituir como instrumento facilitador de aprendizagens, não apenas na dimensão cognitiva, mas também nas demais dimensões humanas, tais como afetiva, social, física...
A avaliação da Educação Infantil não assume caráter classificatório; a partir do acompanhamento sistemático e diário as professoras elaboram os descritores de avaliação de cada aluno, na sua individualidade. Esses descritores, bem como as principais produções realizadas pelos alunos são organizadas em portifólios e entregues aos pais ao final de cada trimestre.