OS OBJETIVOS

Da Educação Infantil

A Educação Infantil tem por objetivo produzir condições que garantam a criança o pleno exercício de seus direitos como sujeito ativo e em processo de desenvolvimento, por meio:

• da expressão e formação da sua identidade sócio-político-cultural:
  • da elaboração, conscientização e apropriação da sua autonomia;
  • da garantia da livre expressão e manifestação de sua criatividade e de seu imaginário;
  • da ampliação de suas experiências e de seus conhecimentos sobre a realidade local e universal;
  • da brincadeira, teatralidade, musicalidade, da poesia, da historicidade e das atividades plásticas.

Na Educação Infantil, busca-se a socialização e  integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.

Metodologia

O Colégio Imaculado Coração de Maria baseia-se na proposta sóciointeracionista e nos pressupostos da interdisciplinaridada, da pesquisa e da reflexão ;  assim, propomos estratégias de ensino  devidamente identificadas com o processo de construção e ou reelaboração de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação integral do ser humano. Optamos, dessa forma,  por uma metodologia que prioriza a pesquisa, a interação, a socialização.a formação da autonomia  e a práxis permanente.
Na educação infantil a interação e o lúdico são aspectos norteadores do processo de aprendizagem

Avaliação

Acreditamos que a avaliação  escolar é  inerente ao processo de aprendizagem e, portanto, deve ser um processo capaz de  promover a reflexão, a argumentação e a expressão dos entendimentos.
Assim, propomos uma avaliação que não se defina apenas a partir do caráter classificatório da mesma, mas sim, por uma avaliação diagnóstica e  formativa,  dessa forma, entendemos que a avaliação poderá se constituir como instrumento facilitador de aprendizagens, não apenas na dimensão cognitiva, mas também nas demais dimensões humanas, tais como afetiva, social, física...
A avaliação da Educação Infantil não assume caráter classificatório; a partir do acompanhamento sistemático e diário as professoras elaboram os descritores de avaliação de cada aluno, na sua individualidade. Esses descritores, bem como as principais produções realizadas pelos alunos são organizadas em portifólios e  entregues aos pais ao final de cada trimestre.